quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Araguari

O Município de Araguari tem uma área de 2.744 km², com 54 km² de área urbana e 2.675 km² de zona rural.Com uma população estimada para 2007 em 111.069 habitantes, é considerada a terceira mais importante cidade do Triângulo Mineiro, ao lado de Uberlândia e Uberaba.
Turismo

Araguari possui um potencial turístico-ecológico inesgotável. São mais de 100 cachoeiras naturais, grutas, áreas de mata virgem e reservas ecológicas intactas com fauna e flora exuberantes, parques temáticos distribuídos por 10 clubes de lazer com belos salões sociais, piscinas, saunas, áreas desportivas e um ginásio esportivo com piso flutuante, sem contar que a água de Araguari é considerada uma das de melhor qualidade e sabor de todo o país. Outra excelente opção de lazer e descanso é o bosque John Kennedy. São 112 mil m² de área verde e um restaurante de 1ª classe que é também uma ótima oportunidade para almoço de negócios ou em família. Tudo isto dentro do perímetro urbano.








Coromandel

O Município de Coromandel está situado na Mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e na Microrregião de Patrocínio, com uma extensão territorial de 3.296,27 Km2 e tendo como Limites: Ao Norte, O Estado de Goiás e o município de Guarda-Mor.A Leste, os municípios de Vazante, Lagamar, Patos de Minas e Guimarânia. A Oeste, Os municípios de Abadia dos Dourados e Monte Carmelo. Ao Sul, o município de Patrocínio.Coromandel possui além da sede, os distritos de Alegre, Santa Rosa dos Dourados, Pântano de Santa Cruz, Lagamar dos Coqueiros e Mateiro estes três últimos recentemente criados. Nos seus garimpos foram encontrados 15 dos 20 maiores diamantes brasileiros, razão de a cidade ser conhecida, mundialmente, como a “Terra do Diamante”.

Turismo

Coromandel tem um grande potencial turístico, inclusive reconhecido pela EMBRATUR desde 1997, quando foi emitido o selo que oficializou esta potencialidade. É uma boa alternativa econômica para o município, que tem belíssimas quedas d'água, ideais para a prática de esportes radicais como canoagem, trilhas e enduros.

Pontos Turísticos



Douradoquara


Situada no eixo Alto Paranaíba-Triângulo Mineiro e também na divisa do estado de Goiás, Douradoquara possui uma tranquilidade invejável para quem busca lugares paradisíacos, lindas paisagens naturais com muito verde de milhares de babaçus nativos e às margens do grande lago da Represa de Emborcação, abundante em pesca.Além deste cenário maravilhoso, a cidade tem um diversificado calendário de eventos. A folia de Carnaval acontece, durante todo o dia, às margens do lago de Represa de Emborcação e, à noite, na praça central da cidade com muita música e descontração. Em maio tem a tradicional Festa da Colheita com palestras, pratos típicos e muitas atrações. Em junho ocorre um dos principais eventos do município: o Fest Car, já catalogado como um dos maiores eventos automotivos do Brasil. É um campeonato de som automotivo que reúne muita gente bonita e máquinas de grande potência. A tradicional Festa do Peão é realizada em setembro com shows e rodeios. Destacam-se também as tradicionais festas religiosas, tanto na cidade como nos arraiais ao redor do município, nas missas, leilões e barraquinhas ao som do forró. Douradoquara tem como padroeira Santa Cruz. No roteiro turístico ou de férias, a cidade é uma opção de tranqüilidade, pela sua hospitalidade, encantos naturais e autenticidade do povo mineiro.

Estrela do Sul

Estrela do Sul guarda um rico acervo histórico e arquitetônico, com casarões, sobrados, igrejas e peças que compõem o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, todos tombados por Lei Municipal. Ao caminhar pelas ruas, o turista se surpreende com imponentes construções coloniais, sobrados e muros de pedras. Na zona rural imponentes fazendas retratam esta época. Das mãos simples dos artistas da terra surgem peças de arte mostrando a riqueza do artesanato, não se esquecendo da hospitalidade que cativa o visitante. Simples e aconchegante, Estrela do Sul está emoldurada por montanhas verdejantes, árvores e um ar puro que atrai turistas, principalmente os que fogem do stress das grandes cidades. Entre os pontos turísticos, destacam-se: Garimpo de Diamantes, Morro Vermelho, Casa de Dona Beija, Boca da Baleia, Morro da Bagaginha e Igrejinha da Imaculada Conceição, Cachoeiras e Cascatas, Pico Monte Carmelo e a Capelinha Colonial de São José, Memorial da Beija e Memorial do Garimpeiro.




Véu de noiva do Cará


Momunento do Garimpeiro

Praça Central


Vista Parcial

Grupiara

As origens do município de Grupiara remontam o século XVIII, quando surgiram os primeiros moradores efetivos da cidade, atraídos pelo garimpo. É uma cidade hospitaleira, que está de braços abertos para receber turistas de todo Brasil.







Indianópolis

A cidade tem hoje cerca de 6 mil habitantes, integrados aos setores econômicos: agropecuário, extração vegetal e pesca, comércio de mercadorias e serviços. Seus principais produtos agrícolas são alho, arroz, banana, café, feijão, laranja, mandioca, milho, soja, tomate e látex. Na pecuária, destacam-se bovinos, caprinos, eqüinos, muares, ovinos e suínos.

Turismo
  • Hipismo Rural: que acontece em maio com realização de provas de tambor, baliza e cavalo-cross.
  • Exposição de Artes: realizada em maio no Clube Recreativo de Indianópolis para divulgar o artesanato local.
  • Cavalhada: realizada no dia 29 de maio com desfile de apresentação e passagem da bandeira da Virgem Maria, evoluções de círculos e caracóis, competições de argolas, tamborete e cartuchos.
  • Festa de Maio: realizada na última semana de maio, na Praça Urias José da Silva, onde acontecem shows, novenas, bailes, leilões, desfile das escolas municipais, estaduais e particulares, além de exposição de artes, cavalhada e procissão da Virgem Maria.
  • Cachoeira Bela Taanda: distante 7 quilômetros de Indianópolis, tem 6 metros de altura por 20 metros de largura com piscina natural de 600 metros quadrados.
  • Cachoeira de Furnas: maior e mais bela queda d´água da região com 60 metros de altura.
  • Igreja de Sant’Ana: erguida pelos índios chacriabás, no século XVI, possui traços de colonização dos Bandeirantes que passavam pela região do Rio das Velhas. Lago de Miranda: lindo espaço onde se forma uma piscina natural com queda de cachoeira.










Cachoeira Furnas








Igreja de Sant'Ana



Feira de Artesanato

Iraí de Minas

Iraí de Minas está localizada no Alto Paranaíba, à margem esquerda do rio Bagagem.
Sua população estimada em 2004 era de 6.635 habitantes. É banhado pricipalmente pelo Rio Bagagem.
É uma cidade conhecida pelas tradicionais festas da Soja e do Trigo, que recebem anualmente milhares de pessoas. Cercada pelas belas águas azuis da represa de Nova Ponte, os turistas encontram também em Iraí de Minas muita diversão com os esportes aquáticos e com as trilhas ecológicas do cerrado mineiro.

Turismo

Tem suas pricipais comemoraçãoes populares realizadas nos meses de Maio e Junho, como a Tradicional Festa da Soja e Trigo de Iraí de Minas sempre realizada em Junho.

Monte Alegre de Minas

Monte Alegre de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 18.051 habitantes.

Turismo

Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é a mais tradicional e popular do folclore montealegrense. O evento oferece aos visitantes, muita beleza através das cores, ritmos, danças e cantorias, muitos turistas aproveitam para aprender mais sobre a cultura afro-brasileira. Também está na cidade o Monumento aos Heróicos Retirantes de Laguna. Nele encontra-se o “Cemitério dos Bexiguentos”, onde os soldados da Guerra do Paraguai que morreram vítimas da varíola, foram sepultados. É considerada também a “terra do abacaxi”.

Monte Carmelo

Monte Carmelo está localizado no Alto Paranaíba. Sua população e estimada em 48.616 habitantes. Suas principais atividades economicas são: Indústria, Comércio e Agropecuária.
Conhecida nacionalmente pelas suas indústrias de cerâmica, Monte Carmelo é referência de qualidade nesse segmento de grande importância para e economia do País. A cidade de clima agradável e de poético panorama, possui o ar sempre puro, com o céu claro e uma população muito hospitaleira.

Ação Social

Prefeitura

Romaria

Romaria é uma das cidades mais religiosas do Brasil, onde está localizado o famoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que recebe de 1º a 15 de agosto, mais de 300.000 pessoas. É um grande atrativo que encanta a todos pela emoção dos romeiros e devotos ao chegar perto da milagrosa imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal pelo Sr. Custódio da Costa Guimarães. Em janeiro é comemorado o encontro das Folias de Reis, em maio o encontro dos Congados, em junho a Cavalhada de São Benedito e em agosto a grandiosa festa de Nossa Senhora da Abadia.

Turismo Religioso

A cidade de Romaria é muito famosa, na época da festa de agosto, que se comemora o dia de Nossa Senhora da Abadia. Nessa época a cidade fica cheia de visitantes de todas a partes. São bastantes barracas, que ocupam todo o centro da cidade.



Três Ranchos

O município está situado nas divisas dos estados de Goiás e Minas Gerais e é considerado a principal o pólo mais promissor do Estado de Goiás. Hoje, preparado para acompanhar o crescimento do turismo, o município tem um constante aumento de seus serviços básicos para atrair turistas, tais como: pousadas, hóteis e restaurantes. A população é de 4.500 habitantes e tem como suas principais atividades econômicas o turismo, a agricultura, a pecuária e a avicultura. O clima do município é considerado tropical úmido e a vegetação predominante é o cerrado. Traçando-se um roteiro turístico na região, Três Ranchos é ponto indispensável. É impressionante a beleza da cidade, quem conhece sempre volta.










Tupaciguara

Tupaciguara é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 23.610 habitantes. A cidade de Tupaciguara situa-se em Minas Gerais, ao norte do Triângulo Mineiro, às margens da Represa de Itumbiara, no Rio Paranaíba, que alimenta a Usina de Furnas, tendo como vizinhas Uberlândia, Araguari, Araporã, Monte Alegre de Minas e Itumbiara. A distância da Capital, Belo Horizonte, é 617 Km. De acordo com dados do IBGE (2000), o município possui uma população de 23.123 habitantes, dos quais 20.619 residem na área urbana, e 2.504 na rural

Turismo

Município de enorme potencial hídrico, repleto de serras, cachoeiras, vales, planaltos e rios que encantam turistas pela diversidade de lazer, esportes, ecologia e principalmente pela pesca esportiva. Santuários ecológicos cercados pela infra-estrutura de hotéis, clubes, pousadas e hotéis-fazenda que completam a potencialidade da cidade como um dos principais atrativos turísticos da região.


Uberaba

Com o passar dos tempos o Município de Uberaba tornou-se um importante centro regional de cultura. Rica em folclore, a cidade preserva seu passado cultivando hábitos populares e incentivando as festas tradicionais, como: folia de reis, congado, moçambique, festivais de viola, música sertaneja, e catira. Realiza, anualmente, encontro de corais, recitais de música erudita, exposições mensais de artes plásticas, cursos, palestras e oficinas de artes plásticas e cênicas.

Turismo

É expressivo e crescente o número de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos. Desde o turismo de negócios, graças ao significativo crescimento econômico, até o turismo religioso, passando pelo interesse cada vez maior, despertado pelo Sítio Paleontológico de Peirópolis onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos e um museu de fósseis, são várias as atrações que o município oferece.
  • Museu dos Dinossauros - Sitio Paleontológico de Peirópolis


O Sítio Paleontológico de Peirópolis, localizado a 20km do município, vale a pena ser conhecido. Lá está o Museu dos Dinossauros, com fósseis datados de aproximadamente 65 milhões de anos.







  • Museu de Arte Sacra
Está instalado na Igreja Santa Rita. Esta igreja foi construída no ano de 1854 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939. O acervo é rico em peças barrocas dos dois últimos séculos e possui grande número de peças doadas pela Cúria Metropolitana, destacando-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões,
paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.





  • Museu do Zebu (Fundação Edilson Lamartine Mendes)




O Museu do Zebu é o símbolo de sucesso de uma equação pioneira, formada por interesses comuns das Secretarias de Estado da Cultura e de Agricultura, da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu- ABCZ e da Prefeitura da cidade. Localizado no Parque Fernando Costa, seu acervo conta a saga do gado Zebu no Brasil e no mundo a partir do fim do séc. XIX e seus aspectos culturais. Única do gênero no mundo, seu acervo é constituído por peças, fotos, livros e documentos. Exposição permanente e mostras anuais temporárias.

  • Museu Chico Xavier

A mesma casa que serviu de residência para Chico
Xavier por mais de 40 anos foi transformada em
museu. O acervo é riquíssimo em documentos,
fotos, mobiliário, roupas de cama e objetos
pessoais do grande médium, incluindo a sua
indumentária.








  • Museu de Arte Decorativa - MADA

Fazenda do ano de 1916. Seu acervo conta com uma biblioteca, móveis e porcelana inglesa da década de 20, além de expor obras de Reis Júnior, pinturas em tela (retratos da família). O museu também promove exposições temporárias de arte e de música mostrando diversos aspectos da cultura brasileira.






  • Fundição Artística de Sino Uberaba


Trata-se de uma empresa de fabricação de sinos, 100% artesanal. No mundo existem seis fábricas de sinos artesanais, sendo a fábrica de Uberaba a segunda maior do Brasil. Vale a pena conferir este trabalho que consta de um trabalho de 1500 anos atrás.





  • Centro de Artesanato de Uberaba

O Centro de Artesanato de Uberaba é um espaço destinado á exposição e comercialização de produtos confeccionados por artesãos e com espaço para cursos da área.








  • Igreja São Domingos

É um dos mais belos templos religiosos da cidade em estilo neo-gótico. Sua forma em cruz assemelha-se às igrejas bizantinas. A pedra fundamental foi lançada pelos padres dominicanos em 1895, tornando-se o marco de chegada desta ordem religiosa ao Brasil. Sua inauguração só ocorreu em 1904, ainda sem as torres, as quais foram terminadas em 1914. Por esse motivo ficaram com estilo diferente da construção.

Uberlândia

Uberlândia é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais, a maior cidade do interior mineiro e a segunda do interior do Brasil. Sua população é estimada em 615.345 mil habitantes, sendo que destes 605.301 estão na zona urbana e e 10.044 na zona rural é composta por 311.884 mulheres e 308.484 homens. Sua densidade demográfica na área urbana é de 2.758,39 hab/Km2

Cultura e Comércio

  • Center Shopping Uberlândia
  • Griff Shopping
  • Ubershopping
  • Pratic Center
  • CDN Business Center

Museus

  • Museu do índio
  • Museu Municipal de Uberlândia
  • Museu de Minerais e Rocha
  • Museu de Biodiversidade do Cerrado
  • Museu Universitário de Arte
  • Museu da Praça do Coreto (Antiga Prefeitura)


Teatros

  • Teatro Rondon Pacheco (Estadual)
  • Teatro de Arena ( Praça Sérgio Pacheco)
  • Teatro Palco das Artes
  • Teatro da Escola Livre do Grupo Ponta-pé

Turismo e Lazer

Uberlândia se destaca no seguimento de Turismo de Negócio em âmbito nacional e em 2006 foi classificada pela International Congress and Covention Association (ICCA) a mais importante entidade do seguimento de Turismo e Eventos Internacionais como uma das cidades brasileiras que mais sedia eventos internacionais ficando em 9º posição. Entre as 12 cidades melhores colocadsa Uberlândia é a única que não é capital e supera apenas por grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.


Vida Noturna

As noites de Uberlândia vêm sendo por ser movimentadas, devido aos bares, restaurantes, boates, shows, shoppings e programação adulta.
A Avenida Rondon Pacheco,(Urbelândia) é considerada o corredor gastronômico de Uberlândia, nela concentra a vida noturna da cidade, contando com vários bares, restaurantes, cachaçarias.pizzarias, cafeteiras, sorveterias e docerias. São mais de 60 estabelecimento quase 8 mil lugares na avenida. Além disso a avenida conta com hotéis, lojas de conveniência , postos de gasolina, supermercados, e hipermercados aberto 24 horas.


Turismo Natural

Atrações Turísticas e Culturais


  • Museu Municipal de Uberlândia
  • Parque do Sabiá
  • Estádio Parque do Sabiá
  • Reservatório de Miranda
  • Centro de Fiação e Tecelagem
  • Mercado Municipal de Uberlândia
  • Casa da Cultura

Roteiros



Aqui você encontra uma listagem completa de lugares de interesse, atualizados e de forma organizada.

Museu Municipal de Uberlândia

O Museu com um acervo de 1.500 peças caracteriza-se pelo caráter histórico, antropológico. As exposições retratam o cotidiano de nossos antepassados. O espaço está situado à Praça Clarimundo Carneiro, 39. O telefone de contato é (34) 3214-0068.




Parque do Sabiá

Parque possui uma área de 1.850.000 m², com um zoológico, setor de piscicultura e um aquário. Além disso, ele possui um parque infantil, oito campos de futebol, duas piscinas, sete lagos e um bosque natural de 200 mil m². O local é aberto de 3ª à Domingo das 7 às 17h30.




Estádio João Havellange

Com capacidade para acomodar 75 mil pessoas, o Estádio Municipal João Havelange "Parque do Sabiá" está entre os oito melhores do País. Para quem se interessar em visitar o local, o endereço é avenida Dos Expedicionários s /nº - (34) 3216-1966.





Reservatório de Miranda

A "Represa de Miranda", tem uma extensão de 50 Km2. Suas margens são ocupadas por loteamentos, chácaras e clubes de lazer. Uma das maiores atrações turísticas do reservatório é a Usina de Miranda. Distante cerca de 25 Km do centro da cidade. O acesso para as margens do lago é feito pela Br-365, sentido Uberlândia-Araxá.



Centro de Fiação e Tecelagem

O Centro de Fiação e Tecelagem é mantido pela ASSACOM - Associação de Apoio Comunitário, entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 17 de setembro de 1993 e que, desde então, vem apoiando a iniciativa do artesanato, especialmente a fiação e tecelagem. Lá é feito tapetes, almofadas, colchas, painéis e outros.



Mercado Municipal de Uberlândia

O decreto autorizando a construção do Mercado Municipal é de 1923, mas só foi executado em 1944 no mandato do prefeito Vasconcelos Costa, com arquitetura moderna para a época.